quinta-feira, 1 de abril de 2010

Por que praticar Yoga com o bebê?

A prática do Yoga Mãe e Bebê beneficia ao mesmo tempo a mãe e o bebê!

A mãe encontra um espaço e um tempo que dedica a si mesma, na presença do bebê.
Ela terá a oportunidade de aliviar possíveis tensões provenientes do cotidiano, recuperar o tônus muscular e a flexibilidade e, ainda, fortalecer-se interiormente. Além dos benefícios da prática de yoga pessoal, ela desfrutará da riqueza do encontro com o bebê, ao proporcionar-lhe estímulos em forma de movimentos, massagens e da comunicação por gestos, expressões e olhares.

A mãe pode desenvolver a habilidade de lidar com o choro, diferenciá-lo, aguçando a sua sensibilidade, já que praticar yoga Mãe e Bebê envolve a comunicação verbal e não-verbal e torna a mãe mais receptiva às respostas e reações do/a filho/a.

O Yoga Mãe e Bebê é uma prática segura, imbuída de amor, em uma experiência onde cada um se centra também no outro! Através desta experiência, mãe e bebê conhecem-se melhor, aprimorando a comunicação mútua.

O desenvolvimento da sessão de yoga acontece em um ritmo que o bebê possa absorver e integrar e, acima de tudo, respeitando as suas necessidades. O movimento e o contato físico são uma rica estimulação a ser oferecida ao bebê. Por meio do yoga, cria-se uma base de bem-estar e promove-se um estado de satisfação.

Sabemos que bebês que recebem atenção e estímulos ganham peso mais facilmente, estão mais abertos ao contato com o mundo que os rodeia e tendem a possuir maior imunidade. Em geral são menos irritáveis, mais descontraídos e se assustam menos. A estimulação por meio do yoga beneficia o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso, além de outros sistemas corporais: o respiratório, o circulatório, o digestório e o endócrino. A atividade física aliada à satisfação ajudam o bebê a dormir mais profundamente, a desenvolver um comportamento mais estável! O Yoga Mãe e Bebê atua também nos campos energéticos sutis de mãe e filho/a.

Nesta prática, que é distinta do yoga usual por acolher a espontaneidade do bebê, a mãe, ao oferecer os efeitos do seu toque ao bebê, atende também ao seu desejo de descobrir o bebê com as mãos!

É momento de estabilizar emoções, descontrair a mente e abrir o coração!!!

Referencias:
Freedman, F. B. Yoga para bebés: ejercicios suaves y divertidos para la relajación, la coordinación y la salud. Gaia Ediciones: Madrid, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário