sábado, 10 de abril de 2010

O bebê de 0 a 2 meses: Orientações para a prática de Yoga

Este é um período de adaptação! Os pais, ao colher o bebê, vivem novas rotinas em casa; o bebê experimenta um novo ‘estilo de vida’, fora do útero, com experiências e estímulos diversos dos que estava habituado.

A prática de yoga, neste período, deve ser feita no núcleo familiar e consiste principalmente em sentir, tocar e relacionar-se com o bebê, de forma atenciosa e amorosa.

O objetivo principal é construir uma relação de confiança entre pais e bebê, a nível psicológico, e a nível físico, levar o bebê à superação gradual da posição fetal, alongando a coluna com extrema suavidade, assim como as perninhas e bracinhos, o que promove a abertura, aos poucos, das articulações de quadril, ombros, joelhos e cotovelos.

Orientações básicas para a prática de yoga:

  • Deve-se buscar o momento adequado, ou seja, realizar a prática de yoga quando há oportunidade ou criar esta oportunidade de forma consistente.
  • O local deve ser confortável e, se for sempre o mesmo, o bebê começa a reconhecê-lo e vinculá-lo à esta experiência, o que o leva a uma sensação de continuidade.
  • É fundamental que o adulto esteja em um estado emocional apropriado, pelo menos inicialmente. Posteriormente, o yoga pode ser um caminho para entrar neste estado de bem-estar.
  • Não impor ou forçar a prática de yoga, nem realizá-la quando o bebê estiver doente.
  • A vivência do yoga pode incluir o pai e irmãozinhos, reunindo a família amorosamente em torno do novo membro que chegou!
  • A rotina do yoga para o bebê deve ser muito suave, não passando dos 10 minutos inicialmente, exceto os momentos de relaxamento, que podem durar quanto tempo o pequeno grupo ou mãe e filho/a quiserem. Aos poucos, conforme sinta o bebê a vontade a família pode ampliar o tempo de prática.
  • O bebê pode estar vestido. Se o ambiente estiver com uma temperatura agradavelmente aquecida, é importante deixar ao menos os pezinhos do bebê descalços.
  • Na primeira prática é importante que o bebê esteja sobre o corpo da mãe, preferencialmente sobre as pernas estendidas ou flexionadas. A mãe deve encostar suas costas em algum apoio para estar mais cômoda e com a coluna alinhada. O contato físico com a mãe vai transmitir confiança e o bebê se sentirá seguro.

Na próxima postagem vou partilhar com vocês um passo a passo para curtir este momento especial com o bebê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário