quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Coluna Vertebral Na Gestação

A coluna vertebral é o suporte central do corpo. O centro de gravidade está situado na base da coluna, entre a região lombar e sacra e o abdômen. A coluna possui curvas naturais que formam um equilíbrio dinâmico em relação ao eixo central. Ela é formada por vértebras e discos intervertebrais, que são como amortecedores para absorver o impacto e evitar o desgaste das superfícies ósseas das vértebras. Eles protegem a coluna do efeito de compressão, gerados pela gravidade quando estamos em posição vertical.

O sacro é formado por 5 vértebras fusionadas e descreve uma curva côncava, promovendo uma base rígida, forte e estável. A lombar, também com 5 vértebras, delineia uma curva convexa, sendo flexível e ao mesmo tempo frágil. A coluna dorsal ou torácica, com 12 vértebras, tem uma curva côncava e oferece estabilidade. A cervical, com 7 vértebras, apresenta uma curva convexa, com vértebras mais leves que permitem movimentos mais amplos, sendo também flexível e frágil, como a região lombar. As partes móveis da coluna são as primeiras a sofrer com qualquer tipo de desequilíbrio. Há ainda a região do cóccix, que pode ser formada por 3 ou 4 vértebras fusionadas.

Vale lembrar que, a nível de energia sutil, sushumna, nosso principal canal energético, está localizado ao longo da coluna vertebral. Acompanhando a coluna vertebral encontram-se também cinco dos sete principais chakras, que são centros de força que acumulam e distribuem o prana, essa energia sutil ou força vital, para todo o corpo por meio de canais energéticos secundários. Os dois outros chakras principais estão situados na região do ‘terceiro olho’, entre as sobrancelhas, e no topo da cabeça. Por isso, a coluna é um grande eixo da prática de yoga, pois sabemos que, ao atuar sobre ela com os asanas (posturas) e pranayamas (respiração), além de um equilíbrio físico, podemos também alcançar um equilíbrio energético.

A maioria das dores nas costas costumam ser provocadas por problemas musculares, articulares ou nos discos intervertebrais, decorrentes de posturas e movimentos inadequados que realizamos no cotidiano.

A coluna vertebral necessita ser cuidada para não sofrer com os efeitos da gravidade, do sedentarismo e/ou da alteração do eixo ou centro de equilíbrio ocasionada pelo aumento de volume e peso no ventre, durante a gestação.


EFEITOS DA GESTAÇAO NAS CURVAS DA COLUNA VERTEBRAL

Durante a gestação, diante do crescimento do ventre e do aumento de peso nesta região, todas as curvas da coluna vertebral se modificam. Com o útero mais pesado, os ligamentos que o unem à coluna sacra são estirados e o sacro se movimenta, acentuando a curva lombar. Neste sentido, é importante buscar uma inclinação adequada da pélvis e encontrar um novo centro de equilíbrio.

A prática de yoga na gestação contribui para a ampliação da consciência corporal, e desta forma, para que o suporte do peso do útero aconteça de maneira saudável, evitando as dores nas costas e coluna. Além disso, o descanso na postura horizontal é fundamental, pois se reduz significativamente a carga sobre os discos intervertebrais, que então se empapam de fluidos, ricos em oxigênio e nutrientes, aumentando de tamanho e ganhando mais elasticidade. A coluna se alarga e gera mais espaço para as terminações nervosas que saem da medula espinhal.

A nível sutil, esta consciência corporal e o reequilíbrio do corpo físico contribuem para a liberação de energias que poderiam estar bloqueadas com a postura inadequada.

Uma curiosidade! O feto, no ventre materno, possui uma só curvatura côncava da coluna. A curvatura convexa da cervical irá se formar quando o bebê começar a levantar a sua cabecinha, após o nascimento e a curvatura lombar irá surgir quando o bebê começar a andar. A formação progressiva das curvas da coluna vertebral acontece até os 10 anos da criança aproximadamente.

Referências:
Balaskas, Janet. Yoga, embarazo y nacimiento. 3ª ed. Barcelona: Ed. Kairós, 2008.
Uria, Alex Monasterio. Columna Sana. Badalona: Editorial Paidotribo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário