sexta-feira, 26 de março de 2010

O terceiro trimestre da gestação

Este é um momento que pode ser de grande felicidade e ao mesmo tempo, de ansiedade e inquietação. Não demora muito, chegará a hora do parto e a mãe terá seu/sua  filho/a em braços!

No final da gestação o útero expande-se ainda mais para criar espaço para o bebê e alcança a região logo abaixo das costelas. Algumas mulheres se sentem muito bem neste período, outras se sentem incômodas: se cansam mais facilmente, têm dificuldade para dormir e digerir alimentos, já que alguns órgãos do sistema digestório podem estar pressionados, assim como outros do sistema respiratório.

O tamanho do seio aumenta consideravelmente e o mamilo pode ficar sensível. Pode ser inclusive que os seios já liberem algum colostro, que é um alimento que fortalece o sistema imunológico do bebê.

Pode acontecer de haver um acúmulo de líquido nas pernas, nos tornozelos, nos pés, e às vezes até nas mãos. Isso ocorre porque os tecidos corporais estão mais frouxos, o organismo retém mais líquido e a circulação pode estar comprometida.

Dependendo da postura adotada no cotidiano, as dores nas costas podem acentuar-se.

Nas últimas seis semanas a cabeça do bebê pode se encaixar, porém isso pode acontecer também somente nos últimos momentos da gestação. Nesta fase podem ocorrer contrações de vez em quando, que não são contrações de um parto prematuro, são contrações chamadas “Braxton Hicks” e que podem durar de 10 a 15 minutos.

No último mês pode ser que o bebê se mexa menos em função do pouco espaço que lhe resta no útero, não se assuste!

É fundamental a gestante dormir e descansar o máximo que puder!



O grande objetivo do Yoga neste período é:

  • Preparar a gestante física, emocional e mentalmente para o parto e para a chegada do bebê, fortalecendo-a interiormente

Nenhum comentário:

Postar um comentário