sexta-feira, 7 de maio de 2010

A região pélvica na gestação

A pélvis é formada por quatro ossos: o sacro, que forma a parede posterior do canal pélvico, o ilíaco, dos lados, os ísquios abaixo e o púbis (formado por dois ossos unidos pela articulação Sínfisis do púbis) na frente. Na pélvis se inserem muitos músculos que controlam e permitem movimentos. O músculo Iliopsoas, por exemplo, tem origem na zona lombar da coluna vertebral e se insere nos ossos do quadril e contribui na manutenção do equilíbrio da região pélvica. Está também relacionado ao diafragma e assim à respiração.

O solo pélvico é formado por uma rede de músculos e atravessado por três orifícios: a uretra, a vagina e o ânus. Os músculos do solo pélvico devem sustentar o conteúdo do abdômen, inclusive o útero na gestação. A capa mais interna chama-se diafragma pélvico e a capa externa músculos do períneo.

A natureza criou a pélvis com articulações: a articulação do púbis é capaz de abrir cerca de dois centímetros na gestação; as articulações que unem o sacro e os ilíacos também são capazes de movimento, a articulação entre o sacro e o cóccix permite a retroversão do cóccix. Na gestação, a frouxidão dos músculos e articulações promovida pelos hormônios pode fazer com que o solo pélvico não tenha um tônus adequado ao suporte do peso do útero.

É fundamental então reforçar o solo pélvico, praticando exercícios que mantenham o tônus muscular dessa região, assim como ampliar a flexibilidade articular e muscular da pélvis. Em geral, uma pélvis forte e corretamente articulada contribui para que o parto seja fisiológico.

Cuidar da pélvis interfere diretamente no equilíbrio postural. Ao praticar yoga, a gestante terá a oportunidade de realizar movimentos de anteversão, retroversão, inclinação e rotação da pélvis, movimentos estes que se relacionam diretamente com a coluna vertebral. Ao fazer uma anteversão da pélvis, se acentua a curvatura lombar da coluna vertebral, assim como ao realizar a retroversão, se produz uma flexão e se reduz a concavidade da curva lombar. A inclinação pélvica envolve uma flexão lateral das vértebras dorso-lombares e a rotação da pélvis se relaciona à também à rotação destas mesmas vértebras.

Na prática de yoga, as posturas e movimentos propostos à gestante e que envolvem a pélvis ajudam a desenvolver a consciência corporal desta região. Com uma maior consciência dos músculos do solo pélvico, por exemplo, a gestante aprende a relaxar e soltar estes músculos no momento do parto. No pós-parto, é indicado reiniciar os exercícios de solo pélvico para uma boa recuperação.

O trabalho com a região pélvica pode ser realizado ao longo dos três trimestres da gestação. O que será necessário serão alguns cuidados especiais ao longo do primeiro trimestre, cuidados também necessários no caso de o bebê não estar encaixado corretamente no terceiro trimestre ou em situação de gravidez de risco!

REFERENCIAS

Balaskas, Janet. Yoga, embarazo y nacimiento. 3ª ed. Barcelona: Ed. Kairós, 2008.

Uria, Alex Monasterio. Columna Sana. Badalona: Editorial Paidotribo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário