sexta-feira, 19 de março de 2010

O segundo trimestre de gestação

É o momento de curtir a gravidez! O cansaço e as náuseas desaparecem pouco a pouco. A barriga começa a apontar e a mulher, em geral, está mais bem disposta. O bebê já está praticamente formado, faltando amadurecer e crescer. A mãe começa a desfrutar da incrível sensação do bebê mexendo-se em seu ventre.
A instabilidade emocional pode ser que permaneça e a gestante pode oscilar entre risos e choro. O crescimento do abdomen pode afetar a postura e, por vezes, a mulher pode desenvolver uma hiperlordose. Esta é uma das causas de dores nas costas na gestação.

É fundamental a mulher cuidar-se na alimentação, dedicar tempo ao repouso e ao sono e realizar atividade física.

A gestação é uma experiência de auto-transformação e o yoga vai trazer o equilíbrio necessário para lidar com este momento. O yoga proporciona a energia para que a mãe leve o bebê no ventre com confiança.

O aparelho auditivo do bebê já está em ação! Ele capta o que acontece ao seu redor e você pode estabelecer relações com ele através de sons. A participação do pai é essencial construindo sua aproximação com o/a filho/a.  Fora a audição, o bebê está sensível ao tato, à respiração e aos movimentos da mãe.

Objetivos do Yoga ao longo do segundo trimestre de gestação:
  • Potenciar a flexibilidade corporal e mental, assim como a criatividade para lidar com as transformações.
  • Ampliar a consciência corporal, o que permite: Reconhecer, contrair e relaxar os músculos do solo pélvico; Encontrar o novo ponto de equilíbrio diante do crescimento do ventre, adotando então uma postura correta.
  • Fortalecer e tonificar músculos, permitindo que o corpo se adapte de maneira adequada ao aumento do peso e que também se prepare para o parto e o período do pós-parto.
  • Aumentar a flexibilidade muscular e articular, principalmente da região pélvica, contribuindo no preparo para o parto.
  • Integrar o processo da gestação e encontrar as ilimitadas fontes de energia, reconhecendo que a capacidade de gestar, nutrir e parir está dentro de si.
  • Conectar profundamente com o ser em formação, percebendo-o mais intensamente e vivenciando uma experência de união e transcendência da consciência individual.
É tempo de criar espaço e tempo para si e para o bebê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário