sábado, 6 de março de 2010

Por que praticar Yoga na gestação?

O Yoga na gestação é para dois, mãe e filho/a se beneficiam!!!

O yoga auxilia a gestante a concentrar-se de forma profunda na gravidez, propiciando o espaço e o tempo para vivenciar e integrar as transformações e experiências. Nas aulas, a gestante tem a possibilidade de acalmar o ritmo de vida e ampliar a escuta consciente de seu corpo em transformação, voltando sua atenção para si mesma e para o bebê.

O Yoga proporciona força e equilíbrio interior para lidar com este momento de especiais transformações.

O relaxamento e a respiração consciente e profunda permitem aliviar os incômodos e tranquilizam as emoções.

Ao praticar yoga a gestante nutre-se a si mesma e ao bebê, já que o corpo da mãe é o primeiro ambiente de vida do/a filho/a.

No que diz respeito ao corpo e às transformações físicas...

Os músculos do solo pélvico devem oferecer um suporte ótimo à gestação à medida que cresce o ventre e, com a prática regular de yoga, eles são tonificados e ganham flexibilidade.

Com o yoga a gestante amplia pouco a pouco a sua consciência corporal, e assim reconhece, isola e relaxa certos grupos musculares, o que pode contribuir para uma participação mais consciente e ativa da mulher no momento do parto.

Conforme cresce o ventre, o eixo da mulher se modifica, o que pode interferir na postura e equilíbrio da gestante. Com a ampliação da consciência corporal e as posturas de equilíbrio propiciadas pela prática de yoga, ela encontra o seu novo eixo.

A prática de yoga tonifica os músculos que sustentam a coluna e leva à conscientização da postura correta, o que previne as dores nas costas que, em geral, são decorrentes de uma hiperlordose característica da gravidez.

Algumas posturas do yoga massageiam os órgãos vitais, inclusive os do sistema digestivo, o que pode contribuir para a redução da prisão de ventre e de gases.

A prática de yoga, por meio de posturas e da respiração profunda, contribui para a ativação da circulação sanguínea, facilitando também o retorno sanguíneo e aliviando os inchaços. Na gestação é fundamental que a circulação seja eficiente, para que o oxigênio alcance todas as partes do corpo da mulher, principalmente o bebê em formação.

A nível do corpo sutil...

Os exercícios respiratórios, pranayamas, preenchem mãe e bebê com energia de vida e possibilitam à mulher aprender a utilizar a sua capacidade respiratória, o que interfere positivamente no campo das emoções.

Uma postura adequada, que se constrói a partir da prática de yoga, contribui para que o fluxo da energia vital flua pelos canais energéticos do corpo sutil.

A nível emocional...

Por meio do yoga, a gestante, em meio às transformações hormonais que alteram seu estado emocional, pode canalizar sua sensibilidade e suas emoções.

As mentalizações e visualizações oportunizam a transmissão de amor e segurança ao bebê e intensificam a comunicação consciente com o/a filho/a.

O bem-estar da gestante se reflete no bebê e no núcleo familiar!

Referências
Balaskas, J. Yoga, embarazo y nacimiento. 3ª ed. Barcelona: Kairós, 2008
Fadynha. Yoga para gestantes: método personalizado. 2ª ed. São Paulo: Ground, 2008.
Freedman, Françoise B. Yoga para embarazo, parto y más. Madrid: H.Blume, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário