quarta-feira, 2 de novembro de 2011

YOGA MÃE E BEBÊ - PRATIQUE O YOGA DESDE O PRINCÍPIO

Ao longo dos dois primeiros meses, o bebê cresceu, se fortaleceu e responde cada vez mais aos estímulos oferecidos por seu entorno. É o momento de aproveitar seu interesse pelo mundo que o rodeia e interagir com alegria e tranquilidade!

A prática de Yoga Mães e Bebês, a partir dos dois meses do bebê, já pode ser realizada em pequenos grupos, o que promove uma rica convivência e interação com outras mães e outros bebês.


O yoga representa harmonia entre o ser e o universo. Esta harmonia pode ser alcançada de inúmeras formas, dentre elas por meio de movimentos corporais que nos proporcionam um sentido de integração e união.


Como acontece a prática de yoga com o bebê?

A mãe irá desfrutar, sempre que possível (porque vivenciar o YMB é sobretudo respeitar a espontaneidade e necessidades do bebê), de uma breve prática de yoga, tendo o bebê próximo de si. Os pranayamas (exercícios respiratórios) e ásanas (posturas corporais), neste período de pós-parto, irão contribuir para que: a nível físico a mulher recupere a tonicidade muscular, flexibilidade e vitalidade; e a nível emocional ela (re)encontre seu equilíbrio interior. Ao praticar yoga surge a oportunidade do olhar para si mesma, oferecer-se atenção e ampliar sua consciência, a mãe estará melhor preparada para proporcionar qualidade ao bebê, seja em forma de gestos, movimentos ou expressões.

Na sequência da prática serão propostas posturas e movimentos nos quais o foco está na interação mãe e bebê. Por exemplo, a mãe, ampliando sua consciência postural, poderá aprender a carregar o bebê no colo de maneira relaxada, sem criar tensões desnecessárias que provocam dor, ou de maneira lúdica, mãe e filho irão divertir-se com os movimentos propostos.






Na prática de YMB há também o espaço e o tempo dedicado especialmente ao bebê. A mãe oferece massagens, posturas yóguicas e movimentos ao filho. Isso inclui exercícios de equilíbrio que trabalham a confiança, alongamentos que abrem o peito e expandem a respiração, movimentos que alongam e tonificam músculos e abrem as articulações de quadril e ombros; massagens que estimulam a circulação sanguínea e das energias sutis, assim como os órgãos digestivos, aliviando possíveis cólicas ou prisão de ventre, entre outros.


Nada como finalizar a prática com um relaxamento conjunto, momento em que as energias dinamizadas ao longo da prática serão absorvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário